Você já ouviu falar em CSS mas não sabe o que significa?  CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets que em português significa Folhas de Estilos em Cascata, ou seja, é uma linguagem para controlar exclusivamente o layout, isso inclui tudo, qualquer elemento você consegue e deve formatar com CSS (background, cores, fontes, espaçamentos, etc…). Pode-se dizer que essa não é uma linguagem de programação, mas sim, uma linguagem de estilos para formatar documentos HTML. Ele tem como princípio, separar o conteúdo do site, da sua apresentação e da sua interatividade.

Por Que Usar CSS?

O CSS nos proporciona (e também é nossa única saída) uma infinidade de opções para formatar o HTML. Para deixar sua página mais elegante e atrativa para os usuários, devemos utilizar estes recursos que nos permite personalizar nosso documento HTML (Página WEB) da maneira que desejarmos, livre de gambiarras.

Benefícios:

  1. Controle – você poderá controlar vários documentos a partir de uma simples folha de estilos;
  2. Formulário – você fará formulários com um look diferente do padrão, um atrativo a mais para o seu site;
  3. Precisão – você terá total controle sobre o seu layout, além de manter a mesma interface para diferentes navegadores;
  4. Aplicação – você poderá aplicar diferentes layouts para servir diferentes dispositivo. Exemplo: Você defini como será exibido em celulares, tablets e computadores;
  5. Técnicas – você poderá implantar variadas técnicas avançadas de desenvolvimento.

Essas são apenas algumas dos inúmeros benefícios que o CSS pode trazer para o seu site.

Como utilizar CSS no seu site?

Já vimos que o CSS é um conjunto de regras, que está contido em uma folha de estilos, e esta então determina como os elementos da sua página devem aparecer, ela que define o alinhamento do seu parágrafo, a cor do seu texto, o fundo da sua página e por aí vai!

Exemplo

Você cria a seguinte regra no seu CSS:

Quero que todas minhas imagens fiquem centralizadas, e que o seu background seja vermelho. Quero que esta regra se aplique apenas na página inicial.

A partir desta regra, o site reconhecerá que todas as imagens que estão na página inicial terão que ficar centralizadas e com o seu backgroud vermelho.

Simples não?

  CSS