Analogia Engrenagem WordPress

WordPress é o gerenciador de conteúdo mais querido do mundo (CMS – Content Management System)  e acredite, mesmo assim ele é gratuito e de código aberto.

Segundo o site da plataforma :

59% dos sites que utilizam um gerenciador de conteúdo e 27% de toda internet utilizam WordPress.

Esse Gerenciador de conteúdo “nasceu” em 2003 com o propósito específico para o desenvolvimento de blogs.

Em 2009 o sistema Market Share Report chegou a conclusão que o WordPress conseguiu criar uma das marcas mais fortes em sistemas de gerenciamento de código aberto.

Plugin WordPress

Plugins

Essa ótima plataforma nos oferece um recurso chamado de plugins. Estes plugins são complementos que agregam ou modificam funcionalidades no wordpress. Contamos com um repositório gratuito oficial que possui mais de 50 mil plugins gratuitos para download.

Podemos utilizar plugins gratuitos, podemos comprar plugins mais avançados e também podemos desenvolver (ou pagar pra desenvolver) um plugin personalizado para o nosso projeto.

Temas WordPress

Temas

Os temas são uma espécie de “skin” do nosso site. De uma forma totalmente independente da estrutura de dados do site, o tema é responsável somente pelo layout.

Assim como os plugins, contamos com o repositório oficial com incontáveis temas gratuitos para livre utilização.

É totalmente possível editar o layout (tema) do nosso site sem conhecer nada sobre código html e css, porém um pequeno conhecimento sobre esses códigos proporciona muito mais flexibilidade na personalização do seu tema.

Outra característica dos temas, é que podemos trabalhar de forma hierárquica, ou seja, escolhemos um tema para utilizar em nosso site e então criamos um tema filho baseado neste tema escolhido(que é o tema pai).

Dessa forma, herdamos tudo do tema pai escolhido e personalizamos o que desejamos no nosso tema filho. Trabalhando dessa maneira, caso o tema pai possua atualizações, conseguimos atualizá-lo sem perder nada da personalização do nosso site(Que se encontra toda no tema filho).

Comunidade WordPress

Comunidade WordPress

A comunidade WordPress é simplesmente gigante. Tanto internacionalmente quanto nacionalmente. Por possuir essa comunidade muito grande, podemos utilizar o fórum oficial do wordpress para relatar erros e receber ajuda (gratuita) nestes eventuais problemas. Sem contar que na maioria das vezes os erros que nos deparamos ao utilizar wordpress já possuem soluções publicadas na internet.

  Wordpress